Dia do Consumidor: Dia de ofertas, propaganda sedutoras, e se formos fortes, sem grandes prejuízos!
Confesso que ajo muitas vezes por impulso. Se você passar pela Zara – que sempre tem uma peça em promoção – e comprar só uma blusinha, o dano é pequeno, mas você pode achar promoções incríveis pelo shopping, então além da blusa, compra um fogão, uma geladeira, um Iphone e a conta acaba ficando muito cara. Os sites vivem rodeando a gente com produtos para lá de interessantes, não é? Difícil passar ilesa, comprar é muito legal, mas precisamos ter cautela porque o diabo é sedutor!
1. Minimalismo. A gente não precisa de mais um vestidinho preto, uma calça jeans ou mais uma bolsa. Pense na fórmula Mais Um/Menos Um, entrou uma peça, outra tem que sair. Assim você ajuda alguém e mantém suas coisas de forma organizada, porque haja espaço pra tanta coisa. Há algum tempo compro em brechós, e bazares. É incrível! Comprar nestes lugares “acalma” a ansiedade de consumo e tem muita coisa boa. Vale a pena! Enfim, menos é mais!
2. Prioridades. Compras grandes devem ter um critério na planilha. Uma compra deve ser feita após outra ser totalmente paga. É preciso decidir entre trocar de carro, viajar, fazer uma reforma na casa, fazer um procedimento médico, odontológico, trocar o computador, fazer uma pós-graduação, enfim, não dá para fazer tudo. Muita calma nessa hora!
3. Despesas Variáveis x Fixas. Criei uma coluna de custos que ocorrem durante o mês, mas que podem ser eliminados ou reduzidos no próximo. Esta coluna é importante para mostrar o quanto foi gasto no mês, classificando as despesas em contas da casa, do carro, serviços, supermercado, lazer, gasolina, farmácia, comprinhas, estacionamento, livros, enfim, a ideia é ter um balanço visual das finanças, se a gente gastou muito num mês, é preciso pegar leve no próximo. Calcule a porcentagem em relação ao último mês; o objetivo é comparar e reduzir sempre.
4. Tecnologia. Alguns produtos ficam obsoletos pelo uso, outros porque novos modelos são lançados e a gente quer as novidades, caso dos celulares. Não é porque existe um novo modelo, que você precisa descartar o seu; porém, se ele estiver lento, não rodando mais seus aplicativos favoritos, talvez você precise de um novo, mas você pode dar o seu como entrada, fazer um pacote melhor com sua operadora para ter um desconto maior ou até vender para um amigo, mas não deixe em casa, recicle! Economia circular é importante!
5. Planejamento. Faça uma poupança mensal para facilitar o acesso à sua lista de desejos. Crie uma poupança para sua viagem, por exemplo. Sem perceber você estará reduzindo as despesas que você terá quando chegar a data. Isto vale para tudo. Investimento faz parte do processo de compras, planejar é a palavra-chave.
6. Compras de alto valor. Algumas compras são mais complexas que outras e envolvem um planejamento mais longo. Trocar de carro, por exemplo, é uma delícia, mas é uma compra mais complicada, porque precisa conhecer as marca, lançamentos, performance. Nesse caso, faço uma pesquisa com amigos e colho feedbacks. Descobri que não é só design que importa, que pena! No caso de computadores, é preciso escolher uma configuração atualizada, porque modelos antigos tendem a ser mais baratos, mas não são os melhores, principalmente na parte de processadores. Nada que uma boa pesquisa no Google não resolva. Não se esqueça dos depoimentos de usuários.
7. Lazer-Viagens – Você merece, tem que passear mesmo. Nesse caso, quanto antes comprar, mais barato você paga. Use milhas, descontos, tudo o que você puder, mas na compra de pacotes, pesquise nos sites de reclamações porque esta é uma área que pode trazer muita alegria e muitas queixas. Entenda a política de cancelamento, troca de datas, dê uma olhada no contrato, porque na hora que a gente compra é uma maravilha, depois é o caos para falar com alguém. E não se esqueça da poupança para a viagem.
8. Supermercado – Não vá com fome às compras – a gente tende a gastar mais. Lembre-se que alguns alimentos são perecíveis, então não adianta comprar um quilo de frutas em promoção, porque elas podem não durar tanto. Isso aprendi durante a pandemia, já que não podendo sair muito, tinha que usar tudo o que houvesse na casa, fiz economias incríveis comprando frutas e legumes mais resistentes.
9. Salão de Beleza, Presentes e Restaurantes: Incrível como a gente gasta com estes itens sem muito planejamento. Um aniversário pode envolver os três itens ao mesmo tempo, incrível! É preciso definir o quando pretendemos investir no evento e não passar disso. Gosto de pensar que às vezes um jantar representa 50% de uma boa compra no supermercado, então, penso duas vezes para me dar a este luxo, mas se você pode ir, bom apetite! Divirta-se!
10. Evite o uso do cheque especial, crédito rotativo do cartão e outras armadilhas. Não vale a pena. Perguntas para quando a gente for fazer uma compra: preciso mesmo, tenho dinheiro, posso comprar mais tarde, já fiz minha lição de casa – pesquisa, comparações, análises? Se tudo estiver ok, boas compras!