Newsletter MDN

Newsletter 8 – abril 2021

 

 

 

 

 

 

 

Aqui estão os textos que estão concorrendo para a seção “Colunista do Mês”

 

  1. Inteligência Emocional – Sandra Pereira
  2. Doure a Cebola e Simplifique as Palavras – Renata Di Nizo
  3. O Paradoxo da Empatia – Neila Cristina Franco (vencedor)

 

Inteligência Emocional

por Sandra Pereira

A inteligência emocional é a capacidade de entender, gerir e desenvolver as emoções, pensamentos e comportamentos de forma a viver em equilíbrio na vida intrapessoal e interpessoal. Embora alguns de nós nasçam com esta habilidade, a inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida, trabalhada para melhoria comportamental, no que diz respeito: à assertividade nas relações, na reformulação dos comportamentos, na comunicação como os outros, na gestão de tarefas, stress e conflitos mas principalmente no alcance do bem estar e da harmonia.

A inteligência é a equivalente à capacidade de raciocinar, utilizando pensamentos e discursos lógicos que operam na melhoria de um sistema interno e externo. A inteligência emocional, utiliza a mesma consciência lógica na interpretação e compreensão das emoções que derivam dos nossos pensamentos orientados capazes de elevar e otimizar os nossos comportamentos.

Através da capacidade comunicativa, empatia e escuta ativa, da nossa interação motivacional, da nossa liderança ou mesmo da aptidão para definir metas com foco no resultado, podemos desenvolver estratégias intrínsecas para eliciar a nossa inteligência.
Nascemos todos com a mesma possibilidade de crescer.

 

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Doure a Cebola e Simplifique as Palavras

por Renata Di Nizo

Em vez de dourar, simplifique as palavras

Alguns textos pecam pelo uso excessivo ou repetitivo de palavras, que comprometem a compreensão, empobrecem a argumentação e, claro, afastam o leitor. 

Observe o exemplo postado pelo professor Gustavo Haun: 

“Os empresários têm encontrado certos PROBLEMAS para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses. O PROBLEMA da mão-de-obra é consequência de um PROBLEMA maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo atrás. Enfrentando PROBLEMAS para conseguir empregos nas fábricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, o PROBLEMA de não encontrar pessoas acostumadas a funções específicas. Demorará ainda algum tempo para que este PROBLEMA seja solucionado”.

Já dizia Séneca, nas ‘Cartas a Lucílio’, preste atenção ao estilo! Para ele, estilo é o adorno da alma: se for demasiado penteado, maquilhado ou artificial, só provará que a alma carece de sinceridade e tem em si algo que soa a falso.

Por isso, evite “dourar a pílula”, ou parecer mais inteligente. Tampouco aceite a linguagem vulgar ou simplista. A repetição faz sentido quando sua intenção é ser absolutamente enfático. Evite, ao mesmo tempo, substituir as palavras por sinônimos como mera regra matemática. Na maioria das vezes, ao eliminar a repetição, é necessário reformular o enunciado. Ou seja, simplicidade e clareza requerem exercitar o cérebro e acessar a riqueza da nossa língua. 

 

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O Paradoxo da #Empatia

por Neila Cristina Franco

Nunca fomos tão solicitados a nos colocarmos no lugar do outro. Mas isso é possível se não experenciamos o que ele vive? Revisemos.

Há uma verdadeira lista de #desculpas para não sermos empáticos:
1. Não depende de mim (resolver o problema do outro);
2. Me sinto igualmente vítima (e não posso fazer nada a não ser lamentar);
3. Não concordo com o outro (e ele não precisa ou não merece),
4. Não quero porque não me sinto reconhecido (é hora de receber e não dar empatia).

A verdade secular é que para #receber precisamos #dar.

#Dar Empatia – Destas desculpas listadas a mais perigosa para bons relacionamentos é o item 3: Ele não precisa ou merece. Nele é evidente que já realizamos um julgamento, portanto está longe de iniciar um ciclo empático. #Proposta: Concentremo-nos nos fatos; demonstremos interesse genuíno pelo outro, e inspiremos para ouvir (esvaziando julgamentos).

#Receber Empatia: #Proposta: Comecemos por dar para recebermos; não esperemos que o outro adivinhe o que desejamos, e verbalizemos nossos quereres (intenções, vontades e razões) e sentires (emoções, sentimentos, intuições e aflições do coração). Assim a mensagem é clara e não haverá interpretações equivocadas do que buscamos.

#Tentemos!

 

26-12-2020

Newsletter 5 – Dezembro/2021

Textos para a Seção Colunista do Mês

  1. Qual a melhor forma de se exercer a liderança? Soraia de Santi
  2. A criatividade na resolução de problemas. – Sandra  Pereira

 

1. Qual a melhor forma de se exercer a liderança?
Soraia de Santi

Liderança refere-se à interação entre pessoas e processos, diante de uma busca constante pelo desenvolvimento e valorização da equipe com foco em contínuos resultados positivos .

Um líder precisa estar sempre disposto a aprender o novo e a ensinar, de maneira a encontrar novas formas de promover o crescimento organizacional através do capital humano e do direcionamento das tarefas, além de influenciar e desenvolver cada indivíduo, de maneira que este trabalhe em prol de um objetivo comum e que sinta que faz parte de algo maior.

O líder deve aprender a ser um mentor!

Liderança: Conhecimento – Habilidade – Atitude – Criar a Mudança – Facilitar o Crescimento

Mas nada disso acontecerá se o líder não exercitar o autoconhecimento para conhecer-se um pouco mais, a fim de ser diferente para fazer a diferença.

Ao realizar tal autoavaliação para uma nova postura profissional através de ferramentas direcionadas com foco em resultados positivos e concretos, pois como vimos no texto um líder precisa estar sempre disposto a aprender o novo.

Repense e inicie um processo de transformação , pois há uma nova realidade que se faz presente.

 

 

2. A criatividade na resolução de problemas.

Sandra Pereira

A criatividade engloba características individuais, fatores situacionais e a interação entre elas e não tem só um papel “criativo”: é importante na resolução de problemas. Estudos comprovam que quem tem potencial criativo, imaginativo e prático está mais apto para se situações críticas, usando a sua intuição para se nortear a resolver problemas do que aqueles que são inteligentes e seguem padrões ou fórmulas para o mesmo fim.
Como é que podemos estimular a criatividade?
Incentivando o foco na solução para o problema em causa. Suponhamos que um gestor ou um líder de uma equipa necessita de encontrar solução para aumentar as vendas ou motivar uma equipa?!
Primeiro deve estimular a criatividade e ser exemplar nas suas ações, demonstrando positivismo na procura de soluções para desafios.
Ter crenças limitadoras, invalidam o sucesso: desbloquear pensamentos negativos.
Em seguida: criar um plano faseado com metas para chegar à solução, imaginando que não é direta e óbvia a sua concretização. É muito importante iniciar este processo com um esquema ou lista de pensamento fluidos e orientados para a solução com palavras-chave, objetivos e um prazo para a concretização.
Uma mente aberta e positiva desbloqueia o fluxo criativo e prosperante.

 

 

 

 

 

Newsletter 4 – Dezembro/2020

 

 

 

 

 

 

 

10-12-2020

Newsletter 4 – Dezembro/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concurso Colunista do Mês

Textos:

 

  1. Repertório, Marca Pessoal e Liberdade! 
  2. Designer Conversacional: Empatia, Tecnologia e Humanização!
  3. Sociedade pandémica: altruísta ou egoísta?

 

 

Texto 1

Repertório, Marca Pessoal e Liberdade! 

Neila Cristina Franco


Quando nos tornamos mais experientes e temos de escolher um título, ocupação ou cargo, muito se perde. Se pudéssemos resumir: PESSOA COM REPERTÓRIO.
Os rótulos estão em baixa. SOMOS MUITAS. Os movimentos de sustentação da força feminina clareiam a nossa DIVERSIDADE.
Estamos aqui no Grupo Mulheres de Negócios mostrando isso em favor de nós mesmas.Ao EMPREENDERMOS ou INTRAEMPREENDERMOS, emprestamos nosso REPERTÓRIO à muitas empresas famosas, mas estamos defendendo a NOSSA MARCA.O século XXI trouxe desafios àquelas que queiram ser reconhecidas, mas também permitiu: atender projetos de forma remota; ministrar treinamentos gravados; crescer networking on line e deixar deslocamentos entre aeroportos, hotéis (e a baixa capacidade de entrega em função disso) junto com as saudades de casa, no passado.A missão é valorizar nosso CONHECIMENTO, aceitando embalá-lo conforme a necessidade dos clientes e empregadores, mas principalmente com a QUALIDADE que cria nosso diferencial.Se os rótulos já não importam e se é verdade que desejamos alcançar a IGUALDADE de oportunidades, que saibamos nos alegrar com as mudanças e o privilégio de trabalhar de onde quisermos, curtindo o sentimento de LIBERDADE que só a MATURIDADE traz.

Texto 2

Designer Conversacional: Empatia, Tecnologia e Humanização!

 

Alguma vez você já viveu essas experiências?

“Alô, tudo bem? Posso falar com a Alice?” “Ok, Google! Peça um táxi” “Hey, Siri!”

Se você disse sim, então você também já é um usuário que, interage por comando de voz! Na velocidade dos dias de hoje, é preciso projetar para as pessoas e, com elas, inovar em colaborações que agreguem valores, conhecimento e melhores experiências, afinal, ao projetarmos para pessoas, temos inúmeras surpresas. Estatísticas assustadoras apontam que até 95% dos novos produtos falham, gerando experiências frustrantes para usuários e consumidores.

Vamos refletir: Estamos fazendo o que é adequado às pessoas?

As marcas estão em busca da sua própria voz! Em 2016, 20% das buscas realizadas no Google eram iniciadas por comando de voz e, segundo Gartner, podemos evoluir para 30% após 2020.

Desativem os botões, vamos conversar! Os profissionais especialistas em Designer Conversacional ou Voice User Interface (VUI), com seu trabalho encantador, permitem que os usuários interajam com uma marca, promovendo experiências únicas de maneira rápida, fácil, divertida e, claro, HUMANA!

 

 

 

 

Texto 3

Sociedade pandémica: altruísta ou egoísta?

Será que vivemos numa sociedade capaz de se ser altruísta?
O altruísmo é um ato empático: digno de quem possui inteligência emocional.
A empatia não se aprende na escola, mas saber ser sensível e ter consciência do sofrimento alheio provem da natureza e da experiência de vida de cada um.
Os valores morais que nos foram incutidos ou que se desenvolveram ao longo da nossa vida não são influenciados por terceiros, portanto ou somos capaz de nos sensibilizarmos emocionalmente com os problemas e dores dos outros, ou não aprenderemos de todo, a fazê-lo nesta ERA.
Estamos no seio de uma pandemia mas antes desta, vivíamos em modo automático, sem parar para pensar nos porquês das nossas ações, era assim porque tinha de ser.
Não olhávamos a meios e estávamos com o GPS sempre ativo e focado, não deixando a mente pensar por si mesma: esta atitude leva-nos a sermos egoístas, até para nós próprios.
Nunca é tarde para assumirmos um papel preponderante numa sociedade onde não impera bom senso, entre ajuda e empatia geral. Se quisermos ser diferentes, há muitos papéis sociais que podemos desempenhar com brio, privilegiando a diferença: sermos únicos numa sociedade repleta de defeitos e doenças provisórias.
#empatia #inteligênciaemocional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11/11/20

Está é a News no. 3/nov 2020!

Boa leitura!

Gladis

Concurso “Colunista do Mês” – The Winner is…

Maria Cristina R. Forgione

Olá pessoal, conforme combinamos, encerramos então, a votação para o Concurso “Colunista do Mês!” A mais votada pelo grupo foi a Maria Cristina Rizzi Forgione, com o texto “O Que Aprendemos na Pandemia?“, uma reflexão atual e relevante.

 

Soraia de Santi

Agradeço a Soraia de Santi, pela participação consistente no Grupo com conteúdos valiosos, e a vocês, que escolheram o texto que estará em destaque na News 03, já já nas bancas….ou no seu email!

 

 

Obrigada
Gladis

News03 – Concurso  “Colunista do Mês”

Olá,  você ajudar a escolher o texto que será publicado com destaque na  Newsletter de Novembro?

Nesse mês,  duas autores estão participando. Leia e vote. Coloque o número do texto escolhido no post do grupo.

Obrigada pela sua gentileza!

Gladis

 

  1.  Por que as relações pessoais dentro de uma empresa e o design organizacional são importantes neste momento de retomada?  Soraia de Santi           
  2.  O Que Aprendemos na Pandemia?  Maria Cristina Rizzi Forgione

 

Texto 1

Por que as relações pessoais dentro de uma empresa e o design organizacional são importantes neste momento de retomada?

Soraia  de Santi

“Toda empresa é como uma engrenagem de pessoas;rodas motrizes e movidas que se encaixam para dar movimento abrangente.“DJ Vieira.

Cada vez mais,e diante da nova realidade,as relações pessoais dentro de uma empresa deverão fluir de modo a favorecer o dia a dia do negócio,para que pequenos “feudos”não se formem e afastem os colaboradores do objetivo principal da empresa.

O Propósito poderá proporcionar às organizações e a todos que fazem parte dela o real entendimento sobre o porquê da sua existência,quem são e o que de melhor têm a entregar a um cliente e à sociedade,além de contribuir para a UNIDADE.

E para fazer a “roda girar”nada como a criação de um “esqueleto” funcional,que propiciará melhores resultados e soluções para problemas de gestão.Através dele poder-se-á determinar os responsáveis de cada atividade,fluxo da informação,etc.

Sabendo-se o que cada colaborador faz,o gestor conseguirá enxergar e entender o papel de cada funcionário,assim como sua importância na engrenagem, com o objetivo de contribuir eficazmente em relação a uma melhor entrega.

Isso só mostra que uma empresa precisa,cada vez mais,de uma bússola e não apenas do relógio!

Texto 2

O Que Aprendemos na Pandemia? 

Maria Cristina Rizzi Forgione

A pandemia causou uma revolução na vida das pessoas, mas como toda crise, traz transformações profundas e lições que jamais serão esquecidas. A saúde emocional em geral, tem sido muito impactada. Houve aumento de consultas a psicólogos, psiquiatras, consumo de medicamentos, álcool, separações, violência doméstica, conflitos familiares, desemprego, falência e óbitos.

É uma situação interessante porque nos trouxe a percepção de que somos mais humanos do que imaginávamos: somos frágeis e inseguros, mas, ainda assim, mantemos nosso instinto de sobrevivência, preservação e adaptação em estado de alerta permanente.

Nunca ficamos tão próximo de nossos familiares, e ao mesmo tempo tão distantes. Famílias reunidas e idosos isolados em tempo integral – unidos apenas pela tecnologia, que tem ajudado a manter as crianças aprendendo, promovido contato com os parentes e amigos e garantido a interação entre empresa e colaboradores.

Se assimilarmos estas mudanças e ressignificarmos esta tragédia, conseguiremos aos poucos treinar nossa resiliência, exercer a empatia e perceber que sairemos muito mais fortalecidos do que quando tudo isto começou. Não haverá saudade do passado, mas viveremos o futuro com muito orgulho e saúde.

 

 

Oi pessoal, a News 02, está aqui! Fresquinha!

 

 

 

 

Clique no link abaixo e boa leitura!

MDN002

 

 

Olá pessoal!

Estes são os textos enviados para o Concurso “Colunista do Mês”  que escolhe por votação das associadas o texto que será publicado na Newsletter no. 2/set20 do MDN

Por favor, vote no texto que você achoumaisinteressante. Pode postar no grupo mesmo, ou envie seu voto para gcosta@mulheresdenegocios.com.br

Obrigada

Gladis

Temos 7 artigos:

  1. Gerir o Medo – Sandra Pereira – Portugal
  2. Valor da Educação e Meio Ambiente-  Lylian Coelho Ferreira – França
  3.  Aspectos Emocionais que Equilibram Planejamento e Execução de  Tarefas —Soraia de Santi – Brasil (vencedor)
  4. Campeão de Crimes Eletrônicos – Arlete Figueiredo Muoio – Brasil
  5. O marketing de Fé e de Esperança –  Paula Ribeiro – Portugal
  6. Felicidade –  Daniela Mello Ferreira – Estados Unidos
  7. As intermitências da felicidade: Sandra Pimenta – Portugal

1. Título: Gerir o Medo

     Autora: Sandra Pereira

O medo é a emoção que tem mais protagonismo na vida de qualquer pessoa, tornando-se num factor limitador, impedindo a concretização de sonhos ou objectivos.

É importante identificar que tipo de medo e neutralizar utilizando recursos emocionais adequados.
O medo racional surge numa situação que nos coloca em perigo e conseguimos identificar através dos sintomas e do contexto em que estamos inseridos e é producente.

O medo irracional, nasce sem causa aparente impedindo a nossa acção.
Identificando a causa do medo, a nossa reacção, será a de segurança ou protecção:

1. Aceite e entenda a origem do medo. Faça a gestão da emoção, perceba quais são
os pensamentos negativos que alimentam esse medo. Como processa a informação
que antecede o medo? Como poderá corrigir esses pensamentos ou substituí-los
por pensamentos mais positivos?
2. Foque-se no presente: o que está a ver, ouvir e sentir?
Desvie a sua atenção do futuro de forma a não criar ansiedade para o que o
preocupa ou assusta.
3. Faça uma lista de situações bem sucedidas, anote: medo, causa, recurso usado para combater o medo e o resultado.
4. Realizarmos tarefas positivas e que aumentem e potenciem os nossos recursos internos.

#inteligênciaemocional #coachlife #resiliência

Sandra

2. Título: O Valor da Educação e Meio Ambiente

    Autora: Lylian Coelho Ferreira

A educação transformou meu sonhos em realidade:  criar políticas corporativas ligadas ao meio ambiente e formar lideres concientes para evitar oceanos ácidos e guerras para obter água e saneamento básico.

Nenhuma instituição pode sobreviver se precisar de gênios ou super-homens para governar. Deve ser organizado de modo a poder viver sob a liderança de homens normais. « Peter Drucker »

Independência financeira é crítica para a sobrevivência, seja para as empresas, o sistema público, o empoderamento feminino e todas as classes socais ignoradas no sistema atual.  Participando de reuniões com orgãos como  European Center Bank, World Economic Forum, UNFCCC United Nation FrameWork Climate Change Convention, etc., vejo cada vez mais a busca por um mundo sem fins lucrativos e nesses últimos 10 anos, vejo o setor empresarial  apoiando fortemente causas do terceiro setor.

Fundações presididas por mulheres geralmente focam na cidadania empresarial,  responsabilidade social e ambiental das empresas e  investimento estratégico, apoiando atividades como projetos de proteção ambiental e promoção social no campo da educação e saúde.

O verdadeiro poder é saber agir com lógica, fazendo com que prevaleça sobre a emoção e não influencie na tomada de decisões.

Lylian

 

 

 

 

3.  Título: Aspectos Emocionais que Equilibram Planejamento e Execução de  Tarefas (Vencedor)

Autora: Soraia de Santi

Normalmente, os líderes com alto quociente emocional são capazes de gerar alta performance no trabalho da equipe. São líderes que estimulam os colaboradores a superarem seus obstáculos pessoais e a melhorarem a cada dia que passa, para, assim, serem mais produtivos.

O estímulo de cada liderança também terá que contar com a inteligência emocional de cada colaborador, uma vez que ela é a mola propulsora que faz com que os profissionais não deixem que suas emoções venham a comprometer seu raciocínio, além de ajudá-los a superar desafios bem difíceis.

É importante lembrarmos que o estresse e a ansiedade reduzem a capacidade lógica e podem afetar habilidades cognitivas no dia a dia de trabalho .E ainda mais grave, levar à depressão.

Como vemos, não só competências técnicas são importantes em um ambiente corporativo, que hoje está em home office.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida e o fortalecimento emocional pode permitir:
– Um melhor gerenciamento das emoções
– O aceite de orientações para superação
– O reconhecimento da importância de influências assertivas

Um ecossistema corporativo viverá se seus componentes estiverem fortes e em sinergia, mesmo unidos por uma câmera de celular ou computador.

Soraia

 

4. Título: Campeão de crimes eletrônicos – um título nada bom

     Autora: Arlete Figueiredo Muoio

O Brasil foi apontado como campeão de ataques tipo phishing pelo terceiro ano consecutivo, liderando o ranking de crimes eletrônicos. O anúncio foi feito pela Kaspersky Lab para a América Latina. Parece que o comportamento do usuário brasileiro não se alterou apesar das inúmeras campanhas de segurança em tecnologia da informação. O brasileiro ainda cai em golpes de cupons e promoções falsas e segue clicando em links maliciosos sem checar a origem.

Os campeões de ataques são os golpes de WhatsApp, como cupons e sites falsos, post promovidos com descontos em redes sociais, links maliciosos no Google AdWords e domínios falsos que se utilizam de códigos ASCII e caracteres unicodes de outros idiomas.

E para completar o quadro trágico, em busca de um volume maior de lucro, o ataque a usuários corporativos cresceu quase 40% e a quantidade de ataques rastreados pulou de 60 para 160 milhões no último ano. Ao contrário do que se pensa, o principal transmissor de malware não é o e-mail (2,1%), mas sites e aplicativos (62%) e pendrives contaminados (22,5%) nas empresas que não possuem análise de riscos e consciência da necessidade dos requisitos e normas de Segurança da Informação. #aissa_tecnologia.

Arlete

 

 

 

 

5. Título: O marketing de Fé e de Esperança.

     Autora:  Paula Ribeiro

Portugal é um país de micro e pequenas empresas. A literacia na área de marketing e comunicação tem vindo a melhorar, mas ainda não é suficiente para elevar a dimensão do tecido empresarial português. Precisamos de mais.

Precisamos de deixar de lado o marketing de fé e de esperança.

Colocar táticas à frente da estratégia, não é um bom princípio e o resultado pode ser (na maior parte das vezes é) desastroso.

Segundo a AMA, “American Marketing Association”, marketing é um conjunto de atividades, processos e instituições, que estão focados na criação e comunicação de ofertas de valor para o consumidor, para eles próprios e para a sociedade, como um todo.

Aqui, encontramos imediatamente 3 atores em todo o processo – o consumidor, as organizações e a sociedade. Então, a pergunta que se segue é: qual é a representatividade de cada um deles no meu contexto organizacional? A resposta é a pergunta.

Quanto mais e melhor souber perguntar, melhores serão as respostas que vai obter e mais efetivo será o diagnóstico que vai fazer.

Depois, pense numa estratégia para o seu negócio assente na prossecução de objetivos bem definidos. Avance para um plano tático e coloque toda a sua fé e esperança na monitorização dos resultados!

Bom trabalho e um grande abraço!

Paula

 

 

 

 

 

6. Título: Felicidade

     Autora:  Daniela Mello Ferreira

Uma boa notícia: felicidade existe e está mais próxima de você do que imagina. Na maior parte do tempo, a felicidade é deixada de lado, abrindo espaço para a ansiedade e frustração, porém temos o poder das escolhas para viver de forma leve e positiva.

Acredite: você é feliz, mesmo sem perceber. Só precisa ACEITAR e viver cada momento, seja ouvindo uma música, trabalhando, assistindo um filme, conversando, e até mesmo sendo gentil.

Seguem as dicas:

1. Aceitar, respeitar e honrar a sua história
2. Aceitar que cada um tem sua maneira de pensar e agir
3. Aceitar as coisas boas que acontecem
4. Aceitar as suas escolhas
5. Aceitar conviver consigo mesma

Sabe qual é a melhor companhia? Você! Gostar de estar consigo mesma, se sentir feliz quando está sozinha é um alimento de empoderamento. Estimular emoções positivas enriquece e fortalece a qualidade dos pensamentos e aceitar que está tudo bem mesmo quando algo sair diferente do que foi planejado. Não podemos controlar tudo!

Para treinar o bem estar faça um diário da gratidão, pessoas que fazem um diário da gratidão conseguem se recuperar mais rápido de situações negativas. Medite, acalma a mente e melhora a qualidade dos pensamentos. Seja gentil, a gentileza é o sentimento mais poderoso que temos.

Daniela

 

 

 

 

 

 

 

7. Título: As intermitências da felicidade

Autora: Sandra Pimenta

 

Morre lentamente quem não vira a mesa

quando está infeliz no trabalho, quem não

arrisca o certo pelo incerto, para ir atrás

de um sonho

Somente com infinita paciência

conseguiremos a verdadeira felicidade.

“Na vida” de Pablo Neruda

Neste maravilhoso poema de Neruda, sentimos a verdade das palavras na pele, #openyourheart como se fossem nossas.

Virar a mesa soa a plano de vida, reestruturação, coerência nossa a viver um risco enorme, próprio dos extraordinários!

Apesar do turbilhão das incertezas à flor da pele e das vibrantes e fortes emoções que nos arrebatam o sorriso e o coração em ritmo taquicardíaco nos momentos de glória, ficamos com várias certezas :

A felicidade é um efeito secundário. Estará a felicidade implícita numa questão de perspetiva e envolta em dualidades? O amor, o ódio, o dia e a noite, o verão e o inverno, a abundância e a escassez .

Podemos enfrentar momentos sensíveis com a certeza de que o sol brilhará e anulará as incertezas.

O positivismo é aliado da dinâmica e dos grandes objetivos.

Pensemos como as campanhas de publicidade da Benetton na década de 1990…Não importa quem somos, em quem acreditamos, a nacionalidade nem a cor da nossa pele, não importa para onde vamos, desde que caminhemos unidos.

Sandra

 

 

 

 

Projeto “Colunistas”- Newsletter 01 MDN – Setembro-20

 

Olá pessoal, aqui estão os textos que participam do Concurso.

 

PARTICIPANTES

  1. Ana Paula Schwab Guerra       Sororidade & Compliance      (Post Vencedor)                                                                             

O termo Compliance — muito utilizado no mundo corporativo — significa comportar-se segundo normas referentes à Governança Corporativa, que executa as melhores práticas de gestão empresarial.

O exemplo do Compliance deveria ser praxe no cotidiano das mulheres, uma vez que lidar com situações diárias de inferiorização, constrangimentos e desprezo profissional não é raro no mundo feminino, infelizmente.

Atualmente, muito tem se falado em sororidade, porém, o termo ainda não é muito aplicado. Muitas vezes, mulheres se omitem diante de situações nas quais suas companheiras de trabalho são subestimadas.

Essa condição desestimula profissionais que utilizam a inteligência como evidência de capacitação. É preciso recordar que se não houvesse empenho em colaborar umas com as outras, estaríamos usando vestidos da Era vitoriana até os dias de hoje.

O Compliance feminino deve ser promulgado urgentemente para mulheres de todas as idades, classes sociais e culturais. As empresas que praticam essas boas práticas com rigor ganham certificados que as destacam como organizações éticas de gestão, conquistando, consequentemente, mais credibilidade e investimentos.

O mesmo princípio de conformidade deveria ser aplicado à capacidade feminina de gerir seus ideais de negócios.

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2. Myrthes Weber Lutke

Força Interna e Alegria

Está na hora de falarmos de saúde, força interna e alegria.
Vamos mudar o nosso olhar e foco.

Há vários estudos* que apontam para condições e práticas que podem nos manter em um estado mais favorável para o enfrentamento de crises.

Nossas relações, permitem sentir amparo e apoio, nos fornecem força e motivação para continuar nossa jornada. Falamos da relação consigo mesmo (autoconhecimento), com demais pessoas (amigos, família, colegas), com o trabalho, com o mundo.

Cuidar de nossa saúde física, espiritual e material.

Perceber as oportunidades (de aprender também) trazidas pelas crises, e manter um cérebro positivo, escolher as boas fontes de alimento (e de informações).

Não podemos ficar apenas no ‘conhecimento’ (eu sei), sem uma ação prática (eu faço). Um passo por dia, em breve teremos percorrido um bom caminho.

Como suas ações e palavras estão impactando o mundo: criando saúde ou doença?

Não fiquemos distraídos – o “acaso” não vai nos proteger (música dos Titãs).

*Fontes: Salutogenese – Aaron Antonovsky e “O Jeito Harvard de ser feliz”.

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3. Soraia De  Santi

Competências  & Pessoas

Vamos falar sobre competências e como elas contribuem para que pessoas e empresas façam o seu melhor.

Primeiro quero falar sobre PESSOAS.

Convivo com pessoas míopes, que procrastinam ou simplesmente se conformam e, muitas vezes, preferem ser alienadas culturalmente, somente para continuarem a ser IGUAL.

Se eu pudesse dar uma receita para essa inércia, seria algo mais ou menos assim:
1 quilo de AUTOCONHECIMENTO
1 pitada de INICIATIVA
1 xícara de PLANO DE AÇÃO
1 colher de BONS MENTORES
2 copos de novo POSICIONAMENTO
Misture tudo para obter CONSISTÊNCIA e uma NOVA VISÃO para começar a fazer a DIFERENÇA.

Para as EMPRESAS, só posso dizer, TEMOS MUITO A MELHORAR, principalmente quando falamos sobre a COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO, VISÃO 360º do Gestor ou Líder, sendo estes aqueles que conduzirão, ou não, uma revolução na CULTURA INTERNA do negócio.

Quando as empresas, efetivamente, iniciarão o processo de transformação?

Transformação de GENTE para um real PROFISSIONALISMO, no qual cada participante possa entender seu real papel e contribuir de uma maneira mais eficaz junto ao negócio.
Transformação para uma UNIDADE,onde todos juntos caminhem em direção a uma mesma meta, um TIME.

ATITUDE é importante para evitarmos, acima de tudo, a limitação da vida útil!

 

4. Eva Coutinho

 Cuidados básicos para vender online

Você sonha em ter sua loja virtual ou marketplace? Se sim, precisa entender como cada coisa funciona e se atentar a alguns detalhes importantes antes de selecionar uma empresa ou profissional para desenvolver um destes dois espaços virtuais de venda para você.

Saiba o que você quer. Ecommerce ou loja: quando você tem uma marca única (pode até ter vários produtos). Marketplace: espaço que comercializa produtos de várias marcas diferentes. Uma farmácia online como a Drogasil, por exemplo, é um marketplace. A loja online da Nike é um ecommerce. -Existem vários itens a serem observados, mas os principais são os sistemas de pagamento e entrega. Qual gateway de pagamento será usado? Ele vai permitir que meus clientes paguem com cartão, com boleto, que parcelem? Se um pagamento for contestado, terei suporte no processo de devolução? Quais as taxas cobradas? Existe integração com o sistema dos correios ou outros de entrega? Se quiser ir além, questione se a empresa dá suporte na elaboração de políticas de uso e privacidade, se cobra a implementação da loja ou somente mensalidade por utilização do sistema, se entrega apenas o uso ou se entrega acesso total a tudo (programação, etc).

Algumas plataformas prometem mas muitas vezes entregam uma loja engessada, que não permite customização de cores ou do layout.  Mas entenda: se você não quer ter trabalho ou não entende de customização, ter uma plataforma engessada pode até ser bom.  Resumindo: esclareça o tipo de espaço virtual que você quer (loja ou marketplace) e qual o nível de autonomia que você quer também. Por fim, descubra qual o gateway de pagamento e os processos de entrega disponíveis. Daí para frente, fica tudo mais claro e fácil de ser entendido!

 

5. Sabrina Noureddine

A formação de novas redes de apoio para as mães.

Ao se tornar mãe, a mulher descobre um mundo que antes era invisível, a rede de apoio das mulheres, normalmente as avós assumem esse papel, mesmo que as crianças estejam em idade escolar, elas exercem um papel importante para os momentos inconciliáveis entre o trabalho e a maternidade. Eis que um dia, o mundo para, ficamos dentro de casa, isoladas, com filhos, tarefas domésticas e atividades profissionais. Pânico? Desespero? Tudo junto e misturado para enfrentarmos um inimigo desconhecido. Faz-se necessário uma nova distribuição de tarefas domésticas e acompanhamento escolar, para os maridos, novidade e estranhamento com essa nova responsabilidade, muitos lares entraram em colapso pela necessidade do homem dividir essas tarefas.
Para as mães solo: trabalho hercúleo…. Assim, imprescindível rever prioridades em todas as áreas da vida, criar novas oportunidades de trabalho, renda e redes de apoio. As mães dos amigos de escola podem se revezar no apoio às tarefas escolares por vídeo, vizinhas podem revezar na elaboração das refeições, lavar e passar roupas, fazer compras, toda e qualquer tarefa compartilhada libera um grupo para trabalhar com mais tranquilidade.
Não existe solução única, nem fácil, mas juntas, será mais leve.

 


Obrigada pela leitura,

Abraços

gladis